Pesquisar este blog

domingo, 13 de abril de 2014

Órgãos vitais do ser humano



O corpo humano é formado por vários órgãos que compõem sistemas responsáveis por ações vitais ao organismo. Mas existem os órgãos principais, sem os quais não conseguimos ou dificilmente sobrevivemos. Conheça-os abaixo. Um órgão é um grupo de tecidos que formam uma função específica ou um grupo de funções. 
Os principais órgãos são o cérebro, coração, pulmão, estômago, fígado, pâncreas, bexiga, rins e pele. O cérebro é o principal órgão do corpo, sendo o centro do sistema nervoso, sua função é coordenar as ações e funcionamento do corpo humano, sendo capaz de ativar os músculos, proporciona a secreção de hormônios, além de estar altamente relacionada com os nossos sentidos, como visão, audição, equilíbrio, paladar e olfato. 

 O coração é o principal órgão do sistema circulatório, responsável por receber, filtrar e bombear o sangue para todo o corpo, assim levando nutrientes e oxigênio para outros órgãos e células do corpo humano. 

 O pulmão é o principal órgão do sistema respiratório, tendo como função absorver o oxigênio e transferi-lo para o sangue, também retirando o dióxido de carbono através da expiração. O estômago um órgão importante do sistema digestório, o qual tem como papel digerir os alimentos ingeridos, que são preparados para serem absorvidos, ligando o intestino delgado ao intestino grosso. 
O fígado é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano, ele tem função reguladora, sendo capaz de armazenar substâncias essenciais, assim como destruir substâncias tóxicas. O pâncreas é uma glândula muito importante ao corpo humano, pois ela tem como função secretar enzimas necessárias para fazer a digestão dos alimentos, além de produzir hormônios importantes como a insulina que controla a glicose no sangue. 

 Os rins são órgãos excretores, capazes de filtrar substâncias tóxicas do metabolismo como a ureia e creatina e eliminá-las através da bexiga, além disso, ele também mantém o PH sanguíneo e regulam a osmolaridade e volume líquido corporal, eliminando o excesso de água do organismo. A bexiga é um órgão que é diretamente relacionado aos rins, tendo como papel armazenar a urina produzida por eles, e quando se encontrar completamente cheia, expelir o líquido. 
 A pele é o maior órgão do corpo humano, ela se encontra presente em diversas partes, revestindo todo o corpo, sendo que suas principais funções são proteção, regulação da temperatura, reserva de nutrientes e contém terminações nervosas sensitivas, que levam mensagens ao cérebro traduzindo sensações com frio e calor.

 Além desses órgãos também há outros importantes como a tireóide, uma glândula que regula o metabolismo, a traquéia, a vesícula biliar que ajuda na digestão de gorduras, o músculo e o esqueleto, responsáveis pela sustentação e movimentos do corpo humano. Todos os órgãos têm sua importância, pois estão altamente relacionados, proporcionando o bom funcionamento do corpo humano. 



O corpo é dividido em vários sistemas, dentre eles: respiratório, nervoso, circulatório e digestivo.
O nosso corpo é uma estrutura extremamente complexa, tudo tem a sua importância e uma função específica. Seu funcionamento depende desde as células microscópicas até os órgãos vitais, como o cérebro e o coração.
O nosso corpo é dividido em vários sistemas, dentre eles: respiratório, cardíaco, nervoso, circulatório, esquelético e digestivo, onde cada um é formado por um conjunto de órgãos. Juntos, eles realizam diversas funções e mantém o organismo em funcionamento. Estômago, pulmões, fígado, rins, intestino grosso e delgado, esôfago, faringe, traquéia, dentre outros órgãos, trabalham em perfeita harmonia
Sistema nervoso

O sistema nervoso é formado principalmente pelos neurônios e nervos responsáveis por monitorar e coordenar a atividade de todos os músculos e órgãos. Além disso, ele constrói estímulos e sensações que determinam as ações de um ser humano ou de qualquer outro animal.
Os neurônios e os nervos desempenham papéis essenciais na coordenação motora, essas partes são feitas por tecidos nervosos que com seus estímulos são dependentes de seu meio.

Sistema digestório

 Já o sistema digestório é composto pela boca, fígado, pâncreas, estômago, esôfago, intestino, entre outros órgãos. Sua principal finalidade é obter, dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários para as diferentes funções do organismo, além de energia para locomoção, reprodução e crescimento.
Cada um dos componentes do sistema digestório são responsáveis por funções especiais, um deles é a boca que por sua vez através da língua é responsável pelo paladar. Outro fator é o fígado responsável por identificar doenças ou avisar o resto do corpo que algo não está bem.

Sistema respiratório

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas com o meio ambiente, possibilitando a respiração celular. De uma forma geral, ele é constituído por cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquio primário e pulmões.
Precisamos estar atentos as informações a respeito do sistema respiratório ele é responsável por uma das principais funções do corpo humano, sendo que o mesmo é responsável por um dos cinco sentidos: o olfato.

Sistema cardiovascular

Outro sistema extremamente importante para o nosso organismo é o cardiovascular. Ele é quem faz a condução e distribuição de diferentes substâncias para os demais órgãos. Seu funcionamento está ligado ao coração e vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares).

2 comentários:

  1. Alunos, este trabalho não foi publicado, estava como rascunho, por isso está com data posterior a definida pelas equipes.
    Houve algum erro no momento da montagem da postagem e algumas figuras impediram a publicação. Fiquem atentos aos erros que normalmente ocorrem por conta das figuras. ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. E o nome dos alunos que contribuíram com a pesquisa?

    Profa. Rafaela

    ResponderExcluir